O Instituto Politécnico de Ciências Geográficas, abreviadamente - IPCG, é uma pessoa colectiva pública criada para assegurar a formação do ensino médio técnico especializado e de investigação nas áreas de topografia, sistemas de informação geográfica, gestão do ambiente, ordenamento do território e urbanismo e mediação e angariação imobiliária e demais áreas de formação legalmente reconhecidas.
O IPCG, como centro de formação sob tutela dos departamentos ministeriais (Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e Ministério da Educação), tem a obrigação de cumprir estritamente os objectivos definidos pelos dois órgãos superintendidos, visando ter impacto positivo na concretização das metas programadas pelo executivo, consubstanciadas na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O IPCG, tem o seu foco direccionado a formação de técnicos médios com qualidade e no aumento e melhoria da capacidade e competência profissional do seu pessoal docente e não docente. As metas aqui expostas, só deverão ser tornadas uma realidade, caso a direcção da instituição e o seu colectivo de trabalhadores estiverem verdadeiramente unidos pela mesma causa. Para tal, a inovação deve ser uma das acções a se ter em conta, é preciso imprimir novas dinâmicas em sede da aprendizagem, da utilização de novas técnicas e da gestão de todos os recursos disponíveis e ao alcance do IPCG.
Atualmente um dos grandes desafios das instituições públicas e privadas, está relacionado com a qualidade da gestão dos seus Recursos Humanos. Em face a este desígnio, podemos afirmar que todas as instituições fazem uso de ferramentas que permitem minimamente gerir estes recursos. Desde as mais simples, ou até mesmo rudimentares, até as mais sofisticadas, passando por complexos sistemas ligados a potentes softwares no âmbito das TIC`s. O IPCG, sendo uma instituição que promove e fomenta o conhecimento científico, não deve ficar a margem dos novos parâmetros e tecnologias viradas a formação e aumento da capacitação profissional dos seus funcionários. Desde já, aceita o desafio que lhe é imposto e comprometesse a tudo fazer para melhorar a qualidade do pessoal docente e não docente que faz parte do seu quadro orgânico. Os estudantes que ingressam no IPCG, são maioritariamente jovens que concluíram a 9.ª classe, cuja faixa etária varia entre os 14 aos 15 anos. O objetivo destes futuros estudantes é continuarem os seus estudos, abraçando para tal desde tenra idade uma carreia profissional. Os cursos médios ministrados pelo IPCG, permitem ao futuro jovem profissional, obter às ferramentas e imputes necessários para assumir os desafios do mercado de trabalho, desde que este, ao frequentar às diversas fases de aprendizado, logre assimilar de forma coerente os conhecimentos necessários que lhe permitirão à aplicação prática dos mesmos como futuro técnico profissional.